segunda-feira, 4 de outubro de 2010

HOT COLORS....

Acerte no tomNaturalidade é a palavra-chave da temporada. Ponto para as clássicas morenas, of course. Mas nada de tons chapados e sem graça.
Os castanhos - médios ou escuros ganham vida nova com pitadas de marrom, caramelo, dourado, cobre e vermelho. "O verão pede luminosidade. Misturar os tons certos dá leveza até ao cabelo mais comprido, a paixão brasileira. O da top Isabeli Fontana, por exemplo, foi tonalizado com sof caramel, o novo castanho, e recebeu highlights de um tom que puxa para o acobreado. Até os cachos ganham luz com mechinhas ou coloração nas pontas", diz Marco Antonio de Biaggi.
 Castanho, mas nem tantoConsiderando o mais versátil e democrático dos tons - combina com todos os tipos de pele e fica bem em todas as mulheres -, ele pede poucas intervenções para renovar: uma coloração castanho-avermelhada, por exemplo, tira o ar sério de um corte clássico; pitadas de caramelo e marrom têm o poder de suavizar fios pesados e volumosos; sobre uma base escura, marrom ou chocolat, algumas poucas mechas de vermelho escuro ou acobreado dão um toque sexy ao visual.

 Firme e forte

Diferentemente dos ruivos e loiros, o castanho é menos sujeito a desbotamentos.
Mas, exposto a um ressecamento intenso (fato comum por causa de nosso clima tropical), pode ficar levemente alaranjado (e, as vezes, avermelhado) e opaco. Opte por xampus e condicionadores que mantenham e prolonguem a cor, leave-ins para recuperar o brilho e produtos com antioxidantes e filtro solar.

Sinal de alerta
Se optar por uma tonalidade mais escura, consulte um especialista. 'Uma sobreposição de cores pode deixar uma aparência manchada ou dar um efeito chapado, monocromático, que acaba pesando e envelhecendo a expressão', diz o top colorista Yuha Antero.

Loiro Glam
 Acerte no TomOk, o inverno foi das loiras geladas, com seus looks glaciais, ou seja, os tons platinados nos fios. Para o verão, porém, os ice blonde saem de cena e voltam os velhos amigos dourados - que, cá entre nós, amamos tanto!, "A diferença é que o novo loiro surge com nuances de bege ou areia, uma cor intermediária entre os tons frios e quentes, deixando as golden girls mais elegantes e naturais", explica o colorista Yuha Antero, de São Paulo.
Loiro, mas nem tanto

Não é preciso entrar de cabeça nas nuances claras para ficar na moda. Neste verão Yuha sugere opções mais sutis, mas que  têm um efeito poderoso: loiro-escuro levemente acobreado dá estilo, especialmente aos curtos; dourados e acobreados no alto da cabeça, sobre bases castanho-claras ou loiro-escuras; criam a ilusão de mais volume para os fios ralos; bege-dourado e loiro-claro renovam uma base muito amarela: tons como caramelo, amêndoa, camomila e mel valorizam as peles bronzeadas sem o risco de exibir um look artificial.

Firme e forte
A loirice compensa, mas dá trabalho e exige cuidades especiais. Os processos de descoloração costumam fragilizar os fios, deixando-os vulneráveis a quebras. Além disso, é muito comum que fiquem opacos e ásperos. O ideal é optar por linhas destinadas para fios claros - elas contam com produtos à base de pigmentos especiais que evitam o amarelado e o alaranjado, além de ativos eficazes para recuperar o brilho e a maciez do cabelo.

*Sinal de alerta
"Ser loira vicia! Mas tem que ter cuidado. Se ao olhar no espelho você se achar mais envelhecida, é hora de corrigir a cor", alerta Marco Antonio. "Por isso, eu e o Yuha trabalhamos com mistura de tons", completa o expert. E nada de tingir as sobrancelhas da mesma cor que os cabelos. Elas podem ser mantidas escuras ou clareadas de leve (apenas um tom). Desde que não sejam pretas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário