terça-feira, 19 de outubro de 2010

CUIDADO COM O FORMOL!

Por um bom tempo o formol foi usado por algumas mulheres nos cabelos tanto para alisar como amaciar, virando uma febre em todos os salões e casos de progressivas feita em casa.
Hoje, o tratamento capilar é condenado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), por conter formol em concentrações elevadas, que associado com o calor do secador gera vapores de formol altamente penetrantes, causando danos à saúde.
Muitos profissionais visando o lado financeiro faziam escovas progressivas o dia inteiro sem se preocuparem com sua saúde e da própria cliente.
Os problemas de saúde trazidos pela substância pode ir da deficiência respiratória, hipersensibilidade ao formol e inclusive um choque anafilático que pode levar à morte por asfixia.

A Anvisa regulamenta os produtos cosméticos com o único objetivo de proteger a saúde dos usuários, portanto produtos com taxas acima de 0,2% de formol, não consegue registro junto ao Ministério da Saúde.
Acima desta porcentagem, o formol solubiliza óleos e, portanto, dissolve o cimento intercelular e a membrana celular que envolve as fibras de queratina tornando-as desprotegidas. Sem os componentes oleosos os cabelos ficam endurecidos, sem maleabilidade e sem brilho e eles começam a se partir como se tivessem vitrificados.
Para aquelas que hoje tem problemas com os cabelos devido ao uso do formol o ideal é a hidratação profunda rica em proteínas e ativos emolientes e condicionantes.

Os riscos do Formol:
Contato com a pele (couro cabeludo) – Tóxico. Causa irritação à pele, dor e queimaduras.
Contato com os olhos – Causa irritação, vermelhidão, dor, lacrimação e visão embaçada. Altas concentrações causam danos irreversíveis
Inalação – Pode causar câncer no aparelho respiratório. Pode causar dor de garganta, irritação do nariz, tosse, diminuição da freqüência respiratória, irritação e sensibilização do trato respiratório.
Exposição crônica – A freqüente ou prolongada exposição pode causar hipersensibilidade, levando às dermatites.
O contato repetido ou prolongado pode causar reação alérgica, debilitação da visão e aumento do fígado.
ENTÃO, MENINOS E MENINAS... ATENÇÃO QUANDO FOREM FAZER ALGUM TRATAMENTO A BASE DE FORMOL, PROCUREM SABER SOBRE A QUANTIDADE QUE VAI SER UTILIZADA.

2 comentários:

  1. que matéria 10.
    as vezes nos prejudicamos pela beleza
    beijinhos
    blogdami

    ResponderExcluir
  2. Pois e ai... e ai precisamos ter limites!!!
    NEM TUDOOOOOOOO PELA BELEZA!
    BEIJAO

    ResponderExcluir