quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Momento História: Lacoste

Amarelo. Rosa. Azul. Vermelho. Todas as cores do arco-íris. Uma combinação de tons quase surreal. Sempre com um pequeno “Crocodilo Verde” no peito. As camisas pólos LACOSTE se tornaram um verdadeiro símbolo clássico nos ambientes mais refinados do mundo, um símbolo de elegância e qualidade.
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A história
Tudo começou em 1927, quando o tenista francês René Lacoste foi o principal responsável pela primeira vitória de seu país na Taça Davis e colecionou títulos nos famosos torneios de Roland Garros, Wimbledon e Forrest Hills. Durante estas competições ele utilizava a figura de um crocodilo, baseado em seu apelido “Le Crocodile”, dado pela agência de notícias Associated Press, após o tenista ter feito uma aposta com o capitão da equipe de tênis da França para Copa Davis. O técnico prometeu oferecer-lhe uma mala de crocodilo caso ele ganhasse um jogo importante para a sua equipe. O público americano rapidamente adotou este apelido que representava a tenacidade e a agressividade que René demonstrou nas quadras de tênis, não largando nunca a sua presa.
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-O amigo Robert George desenhou então para René um crocodilo que foi bordado na camisa que ele usava na quadra de jogo. A camisa tinha mangas curtas com gola e pequenos botões que iam do pescoço ao peito, e, era usada juntamente com um blazer azul-marinho, também desenhado por ele. O uniforme inusitado apareceu pela primeira vez no Torneio Aberto dos Estados Unidos. Uma das espectadoras mais assíduas destes encontros esportivos da Copa Davis era a vencedora do aberto de Golfe da Grã-Bretanha, Simone Thion de la Chaume, que se tornaria esposa de René. Pouco anos depois, ele abandonou as quadras por causa de uma tuberculose e dedicou-se totalmente aos negócios da sua marca.
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Em 1933, juntamente com André Gillier, proprietário de uma das maiores fábricas francesas de roupas, ele fundou uma empresa para fabricar e comercializar a camisa pólo bordada com o logotipo que tinha criado para seu uso pessoal nas quadras de tênis, bem como de um certo número de outros modelos de camisas concebidas para a prática do tênis, golfe e esportes marítimos como o iatismo. Foi a primeira vez que uma marca estampou sua etiqueta do lado de fora da roupa, tornando o logotipo visível. Uma idéia que prosperou desde então. Essa primeira camisa utilizava um tecido leve e fresco, que proporcionava mais conforto e resistência. A primeira camisa LACOSTE era branca, ligeiramente mais curta que as atuais, de mangas curtas e com colarinho de bordos cortados.
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-A camisa LACOSTE constituiu imediatamente uma revolução junto aos jogadores de tênis da época, os quais usavam, nessa altura, durante os jogos, camisas de estilo clássico, em tecido tramado com duas teias, de mangas compridas. Rapidamente as camisetas pólo LACOSTE desbancaram as tradicionais camisas de colarinho duro, vendendo aproximadamente 300 mil unidades em 1939. Nesta época a empresa investiu no progresso e crescimento das vendas junto ao consumidor. Com a Segunda Guerra Mundial, a empresa interrompeu a produção, retomando suas vendas ao mercado somente em 1946.
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Loja da LACOSTE em Berlim
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As exportações começaram em 1951 para a Itália, assim como as versões coloridas das tradicionais camisas pólos. No ano seguinte a marca ingressou no enorme mercado americano com o início da exportação de seus produtos para o país. René Lacoste revolucionou o mercado do tênis ao inventar em 1963 as raquetes feitas de aço, muito superior as feitas de madeira. As raquetes eram distribuídas pela Wilson nos Estados Unidos. Este modelo de raquete ganhou 46 títulos em torneios do Grand Slam entre 1966 e 1978 e foi utilizada por tenistas famosos como Jimmy Connors e Billie Jean King. Foi também nesta década, em 1963, que seu filho mais velho, Bernard, assumiu o comando da empresa. A partir dos anos 70, o crocodilo da LACOSTE estendeu-se a inúmeras peças, tanto no vestuário feminino como no masculino, além de acessórios, calçados e até perfumes. Somente em 1978 os produtos da marca começaram a ser distribuídos no Brasil. No ano de 1981 a empresa inaugurou a primeira Boutique LACOSTE do mundo na Avenida Victor Hugo em Paris.
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A partir dos anos 90 a popularidade da LACOSTE estava em queda, até que o estilista francês Christophe Lemaire assumiu a direcção criativa da marca. Rapidamente ele implantou uma nova filosofia e modernizou a marca, sem deixar de manter o estilo criado por René Lacoste. Além disso, comandou a expansão e modernização da sua rede de lojas, inaugurando em 1994 a primeira unidade na China; no ano seguinte as primeiras unidades nos Estados Unidos, localizadas em Palm Beach e Bal Harbour, no estado da Flórida; lojas em Moscou e Nova York; em 2002, mais lojas em cidades como Düsseldorf, Tóquio, Orlando, Istambul e Dallas; e no ano seguinte introduziu um novo e refinado conceito para suas boutiques.
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Foi nesta época que a LACOSTE resolveu modernizar sua tradicional e clássica linha de produtos, surgindo assim outros itens como: coleção para crianças e mulheres, calçados, novos perfumes, óculos, roupa íntima masculina, malas, sacolas, bolsas, mini vestidos e até uma coleção de cama, mesa e banho. Outra atitude importante foi a contratação de atletas renomados para serem embaixadores da marca pelo mundo como o tenista Andy Roddick, a golfista mexicana Lorena Ochoa e o golfista espanhol Jose-Maria Olazabal, além de patrocinar torneios importantes como o Aberto da Austrália (tenis) e vários circuitos de golfe profissional. Foi desta maneira que o “Crocodilo” da LACOSTE tornou-se famoso no mundo inteiro.-

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